Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

...é bom e eu gosto!

Aqui partilho o que mais gosto e me interessa; fotografias, decoração, arquitetura, inspirações, curiosidades, receitas, livros, viagens, boas ideias e espero que me ajudem com a vossa opinião e sabedoria...

...é bom e eu gosto!

Aqui partilho o que mais gosto e me interessa; fotografias, decoração, arquitetura, inspirações, curiosidades, receitas, livros, viagens, boas ideias e espero que me ajudem com a vossa opinião e sabedoria...

Bolo de Maio, Bolo de Milho ou Bolo de Tacho

453447.jpg

 

Tradicional da serra de Monchique, conhecido por vários nomes: Bolo de Maio, Bolo de Milho ou Bolo de Tacho, este bolo é confecionado especificamente para o dia 1 de Maio dai o nome, antigamente era feito em tachos ficando assim também com esse nome.

Contam os antigos, que antigamente, neste dia, era tradição fazer um piquenique no alto da Foia. Então as famílias reuniam-se e iam a pé ou de burro e levavam o bolo de tacho para partilharem com as outras pessoas. Claro, que no cesto da merenda era obrigatória a famosa aguardente de medronho para "regar" o bolo. Se na subida até ao pico já havia alegria, então na descida muita mais havia. E assim se passava um dia em que não se pensava no árduo trabalho do campo, em que a única preocupação era se o bolo teria ficado "no ponto".

bolodetacho(2).jpg

Falta dizer que este é um dos meus favoritos por várias razões; não é nada seco, tem um sabor forte e invulgar, muito fácil de fazer e versátil.

 

Aqui vai a receita do tão famoso Bolo:

 

1 kg de farinha de milho

1 kg de açúcar

2 ovos

50 g de erva-doce moída

50 g de cacau em pó

50 g de chocolate em pó

25 g de canela em pó

2 colheres bem cheias de mel

200 g de banha de porco (Há quem use manteiga em vez da banha)

4 Colheres de sopa de café forte solúvel

azeite q.b.

Farinha de trigo q.b.

Sal q.b.

3293696810_417f0056b4.jpg

 

Prepara-se o café e em seguida escalda-se a farinha de milho, juntando a banha de porco e a erva-doce. Mistura-se bem. De seguida adiciona-se, o mel, o açúcar, os ovos, o cacau, o chocolate, a canela e o mel. Depois de tudo misturado, se estiver muito líquido adiciona-se um pouco de farinha de trigo, até ficar um pouco mais consistente, mas tendo o cuidado de deixar a massa “brandinha”. Deixar “descansar” de um dia para o outro. Antes de ir ao forno, deita-se um fio de azeite por cima do bolo.

No dia seguinte, untar uma forma redonda (sem buraco) com banha ou manteiga. Mexer a mistura do dia anterior e colocar na forma já untada. Vai ao forno.

O tempo de cozedura é aproximadamente 1h30 se for cozido em forno de lenha. Se for cozido no forno do fogão, então deve-se deixar cozer cerca de 2h30 a 170º. (depende de fogão para fogão)

O ideal é cozer o bolo em forno de lenha, porque além de poupar tempo, o bolo fica muito mais saboroso.

bolodetacho(1).jpg

percurso_1maio_alferce500.jpg

 

 

 

Pesquisar

 

Mais sobre mim

foto do autor

Calendário

Maio 2015

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Arquivo

Comentários recentes

  • Anónimo

    Onde acho destas poltronas para comprar?

  • antonimo

  • Raquel Costa

    Boa tarde, andava com a ideia de mudar a decoração...

  • Anónimo

    Após dourar eu ponho no processador e vou pondo az...

  • Susana Silva

    Bom dia.Gostaria de deixar um comentário super pos...

Mensagens

Tags

mais tags