Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

...é bom e eu gosto!

Aqui partilho o que mais gosto e me interessa; fotografias, decoração, arquitetura, inspirações, curiosidades, receitas, livros, viagens, boas ideias e espero que me ajudem com a vossa opinião e sabedoria...

...é bom e eu gosto!

Aqui partilho o que mais gosto e me interessa; fotografias, decoração, arquitetura, inspirações, curiosidades, receitas, livros, viagens, boas ideias e espero que me ajudem com a vossa opinião e sabedoria...

Calda de figo – figos em calda

FIGO_CL.jpg

Esta receita dá para muitas coisas, para comer os figos em calda com gelado ou natas batidas, para decorar bolos e doces ou mesmo para fazer bolos de figo ou tartes de figo, até onde a imaginação for… é só ir a trás dela!

Pode fazer com mais quantidade de figos é só aumentar o resto dos ingredientes na mesma quantidade.

Figo.jpg

Os figos são uma florescência da figueira e faz parte da família Moraceae. Ligeiramente doces, os figos são conhecidos pela sua textura crocante e lisa, devido à presença de sementes. Estes frutos são produzidos principalmente no Oriente Médio e países asiáticos e aqui no Algarve há muitos também. Podem ser consumidos frescos ou secos. Eles são normalmente usados na preparação de doces e geleias. Os benefícios dos figos para a saúde podem ser atribuídos à presença de minerais, vitaminas e fibras. Os figos contêm vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, cálcio, ferro, fósforo, manganésio, sódio, potássio e cloro.

Contém uma quantidade adequada de calorias. Fornece 250 calorias por 100 gramas do seu consumo. Contem principalmente hidratos de carbono e é uma fonte rica de cálcio e fibras dietéticas. Vitaminas como as vitaminas do complexo-B, vitamina-C e vitamina-K estão presentes também. Ferro, magnésio, potássio e fósforo são alguns dos minerais encontrados e ainda são ricos em vários tipos de anti-oxidantes!.

Ricos em antioxidantes contêm fenóis e flavonoides como catequina, rutina, ácido clorogénico, que podem restringir o metabolismo das células cancerígenas. Eles ajudam contra os efeitos nocivos de radicais livres no corpo. Figos também são ricos em fibra alimentar que tem mostrado redução significativa do aparecimento do cancro de mama e de cólon.

Contêm uma elevada percentagem de vitamina C e vitamina B ajuda a nutrir e rejuvenescer a pele. São uma boa fonte de flavonoides e fenóis, que protegem as células da pele a partir do processo de oxidação devido aos radicais livres. O figo também têm propriedades anti-inflamatórias e pode ser consumido para reduzir a acne.

Doenças coronárias do coração podem ser reduzidas com o consumo de figos. Eles são ricos em pectina, que é uma fibra dietética solúvel. Auxilia na absorção do colesterol sem afetar o corpo. É rico em antioxidantes e ácidos graxos. As folhas da figueira pode ser consumidas para reduzir o nível de triglicéridos.

O consumo das folhas da figueira é benéfica para os diabéticos. Isso ajuda a reduzir a necessidade de insulina para estabilizar o açúcar no sangue. Mesmo a presença de potássio em que ajuda a monitorar o nível de glicose e ajuda a reduzir os picos de açúcar.

A hipertensão e pressão sanguínea pode ser reduzida com o seu consumo. É significativamente rico em potássio, quando em comparação com o sódio e, portanto, pode ajudar a melhorar o humor.

Chá da folha de figo é recomendado quando uma pessoa sofre de bronquite e asma. É rico em vitaminas e minerais por isso, pode ajudar na criação de um efeito calmante. Dor de garganta pode ser tratada devido à grande quantidade de mucilagem.

Contêm uma elevada quantidade de cálcio, pode ajudar no desenvolvimento e fortalecimento de ossos saudáveis. O fósforo é um outro mineral encontrado neles que pode ajudar na regeneração de ossos danificados ou machucados.

A alta quantidade de fibras na dieta pode ajudar a aliviar problemas digestivos, como opstipação.

figos-grelhados-com-calda-de-chocolate-5.jpg

Receita de calda de figos – figos em calda

 

¼ Xicara de açúcar

4 Figos grandes e maduros, cortados aos gomos

2 Colheres de licor Grand Marnier (licor de laranja)

1 Colher de sopa de água

1 Vagem de baunilha, raspa

 

Coloque todos os ingredientes numa panela pequena e leve a ferver em lume brando.

Cozinhe até os figos terem deixado o seu sabor e cor.

Coe ou se preferir, pode manter os figos escaldados e inclui-los como parte da sobremesa por exemplo Panna cotta de coco com xarope de figos.

coconut-panna-cotta-eaten.png

 Foto: michael matthewp

 

Pesquisar

 

Mais sobre mim

foto do autor

Calendário

Agosto 2015

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Arquivo

Comentários recentes

  • Raquel Costa

    Boa tarde, andava com a ideia de mudar a decoração...

  • Anónimo

    Após dourar eu ponho no processador e vou pondo az...

  • Susana Silva

    Bom dia.Gostaria de deixar um comentário super pos...

  • joao pedro

    Gostei de ler e aprendi, preenchendo lacunas naqui...

  • Robert Brown

    A very good and interesting history of tuna in the...

Mensagens

Tags

mais tags