Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

...é bom e eu gosto!

Aqui partilho o que mais gosto e me interessa; fotografias, decoração, arquitetura, inspirações, curiosidades, receitas, livros, viagens, boas ideias e espero que me ajudem com a vossa opinião e sabedoria...

...é bom e eu gosto!

Aqui partilho o que mais gosto e me interessa; fotografias, decoração, arquitetura, inspirações, curiosidades, receitas, livros, viagens, boas ideias e espero que me ajudem com a vossa opinião e sabedoria...

Dia Mundial da Voz

imagesEA04SY8P.jpg O Dia Mundial da Voz um instrumento importante na comunicação é comemorado no dia 16 de abril. Esta celebração tem por objetivo alertar para a importância da voz e dos cuidados necessários para a preservar.

No Dia Mundial da Voz, centros hospitalares e associações promovem rastreios gratuitos e alertam a população para os cuidados a ter com a voz, prevenindo a deteção precoce de eventuais problemas, através do diagnóstico precoce.

O Dia Mundial da Voz foi comemorado pela primeira vez em 2003. 

images5JD52ARH.jpg

A voz consiste no som produzido usando as cordas vocais para falar, cantar, gargalhar, chorar, gritar, etc. De modo geral, o mecanismo para gerar a voz humana pode ser subdividido em três partes: os pulmões, as pregas vocais dentro da laringe e os articuladores - lábios, língua, dentes, palato duro, véu palatal ou palatino e mandíbula. O pulmão produz um fluxo de ar, que funciona como um combustível para a voz, que é expulso pelo diafragma e passa para as pregas vocais, que vibram e transformam esse ar em pulsos sonoros, formadores da fonte de som da laringe. Os músculos da laringe ajustam a duração e a tensão das pregas vocais para adequar a altura e o tom. Os articuladores articulam e filtram o som emanado pela laringe e até certo ponto podem interagir com o fluxo de ar para fortalecê-lo ou enfraquecê-lo como a fonte do som.

As pregas vocais, juntamente com os articuladores, são capazes de produzir sons altamente intrincados. O tom da voz pode ser modificado para sugerir emoções como raiva, surpresa e felicidade. Os cantores usam a voz como um instrumento para criar música.

imagesGRTCT0R2.jpg

A voz “é um instrumento que tem características pessoais de indivíduo para indivíduo, reforçando a nossa identidade e comunicação”, explica a terapeuta. 

Através da voz, conseguimos perceber “certos aspetos da personalidade da pessoa e podemos também perceber estados emocionais, conforme a pessoa está mais calma ou mais nervosa, por exemplo”.

As alterações de voz caracterizam-se por disfonia (rouquidão) ou afonia (incapacidade de projetar a voz). Estes problemas podem ser causados por fatores orgânicos como nódulos, edemas, alterações hormonais ou inflamações.

Mas a voz pode também ser prejudicada por fatores comportamentais, por exemplo quando adotamos “uma postura corporal errada ou fazemos uma má utilização da voz perante uma audiência”. 

imagesFSM9I2CI.jpg

Os professores e os formadores são as profissões mais afetadas por problemas da voz, mas outras profissões que usam esta ferramenta - cantores, advogados, locutores – também registam problemas recorrentes que afetam o seu desempenho profissional. 

De qualquer forma, em qualquer pessoa a utilização da voz tem um papel fundamental já que permite uma “comunicação mais eficaz com os outros, além de reforçar a entoação e o significado das frases”, avisa Tânia Reis. 

Na véspera do Dia Mundial da Voz, a terapeuta salienta que é importante “alertar o público em geral para aquilo que podem fazer para prevenir estes problemas uma vez que, se não forem tratadas adequadamente, estas complicações podem causar danos irreversíveis”. 

 

Como usar a voz em público: 

Articular bem as palavras 

Falar pausadamente 

Usar roupas confortáveis que favoreçam a respiração

Respirar calmamente e gerir a respiração ao longo do discurso 

Fazer exercícios vocais regulares (orientados por profissionais)  

Ir bebericando pequenos goles de água durante o discurso 

Evitar ingerir alimentos que causam refluxo, que desidratam (como álcool ou café), que prejudicam as mucosas (o chocolate) ou que são demasiado picantes

Evitar tensão muscular mantendo uma postura correta

Usar microfone sempre que necessário 

imagesBYKAQ624.jpg

Cuidados a ter com a voz

Fazer uma alimentação equilibrada, rica em fibras e proteínas

Beber bastante água e praticar exercício físico

Não gritar em excesso nem em tom agudo

Falar pausadamente

Não fumar nem abusar de bebidas gasosas

Dormir bem

 

Sinais de alerta a ter em conta

Alterações na voz

Tosse frequente

Alterações no timbre da voz ou dificuldade em colocar a voz

Pigarreia ou rouquidão com frequência

Esteja atento à sua voz e identifique possíveis sinais de alarme. Alterações na voz podem ser sinal de doenças como papiloma, cancro da laringe, paralisia das cordas vocais, laringite crónica, entre outras.

Pesquisar

 

Mais sobre mim

foto do autor

Calendário

Abril 2015

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930

Arquivo

Comentários recentes

Mensagens

Tags

mais tags