Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

...é bom e eu gosto!

Aqui partilho o que mais gosto e me interessa; fotografias, decoração, arquitetura, inspirações, curiosidades, receitas, livros, viagens, boas ideias e espero que me ajudem com a vossa opinião e sabedoria...

...é bom e eu gosto!

Aqui partilho o que mais gosto e me interessa; fotografias, decoração, arquitetura, inspirações, curiosidades, receitas, livros, viagens, boas ideias e espero que me ajudem com a vossa opinião e sabedoria...

Os amarelos na decoração

 tumblr_no7bzdkSLF1qzglsfo1_1280.jpg

Luminosidade do Amarelo:

Todos os tons de amarelo dão uma sensação de luminosidade, calor e vitalidade a qualquer sala fria e escura. Têm uma ampla gama de tons brilhantes que dão vigor e colorido ao lar. É uma cor de realce e tem muitas aplicações na casa, quer liso ou em motivos, nos tecidos, porcelanas e restantes utensílios domésticos.

Sala-de-estar-amarela.jpg

É preciso distinguir três grandes grupos de amarelos:

Os amarelos-claros e cremes, que são claros, suaves e leves, calmantes e bons para criar um ambiente tradicional e sossegado;

Os amarelos-fortes (amarelos-limão), que criam um ambiente mais energético e estridente;

Os amarelos-brilhantes, dourados claros e ocres apagados, que são cores radiantes e mais indicadas para uma decoração ousada e moderna assim como também para uma sala mais formal.

decoração-amarelo-quarto.jpg

Esta diversidade de tons permite estabelecer uma união entre todas as divisões da casa aplicando uma única cor; decorando cada uma delas com um amarelo diferente, cria-se vários ambientes sem cair na monotonia dando harmonia e espaço à habitação.

712c83b0455882d0f8fdfd00e3872af8.jpg

Amarelo-claro:

Quando os amarelos-ouro com um pouco de vermelho na sua composição, se misturam com branco, obtemos uma seleção de tonalidades em cor creme. Estes amarelos pastel servem para atenuar o brilho do branco ou para criar um fundo neutro a um largo espaço de cores vivas.

p_100092144 bhg.jpg

Assim como nas outras cores para se perceber os seus tons isso vai variar com a luz e com as cores que estão junto delas; por isso temos que ter isso em conta no momento de decidir o local, a forma e as cores com que se pode combinar cada tom.

a003785de4c62168b73c0a10aa20dc59.jpg

Por exemplo, num dia de sol, paredes em amarelo-claro podem dar uma nota brilhante ao compartimento, enquanto se tiver nublado esse amarelo fica mais apagado, com menos brilho. Dai um mesmo esquema de cores pode tornar-se mais frio no inverno e mais quente no Verão.

Quando fazemos um projeto de Interiores qualquer combinação cromática presente na natureza pode ser um bom ponto de partida. O anil e outros tons pastel, como o alperce, também são como os amarelos claros, quando utilizados em quadros, tecidos ou papel de parede.

d42be2f6cf7f5e918edb4db858110cbf.jpg

A clássica mistura do amarelo-pastel com o cinzento-claro fica sempre bem. Se combinarmos paredes em amarelo-claro com tapete ou alcatifa cinzenta e as cortinas e almofadões com motivos em amarelo-acinzentado, obtemos um ambiente de descontração em qualquer dos espaços.

d6e47bef23a2e6f762b894eebf57d551.jpg

A cor terracota ou o vermelho-escuro sobre um fundo amarelo-pastel dá um aspeto mais antigo ao acabamento; basta aplicar tinta plástica em amarelo-creme nas paredes da sala de estar e acrescentar desenhos em stencil de cor tijolo à altura do lambrim.

tumblr_noazk3PnCU1qzglsfo1_500.jpg

 Amarelo-limão:

Os amarelos com um pouco de anil (limão-claro ou limão-intenso) têm um tom ligeiramente esverdeado. Estas tonalidades cítricas são as mais frias e energéticas dos amarelos. Enquanto o amarelo-limão dá a qualquer branco, cinzento ou tons neutros dinamismo o amarelo-claro é um bom complemento para todos os roxos e rosas que podem fazer contraste num fundo com esse amarelo.

mc19-apartamentos-50-09.jpg

 Amarelo-intenso:

Os amarelos-intensos são os tons fortes e quentes que vão desde ao amarelo-mostarda e ocre até ao brilho do amarelo-girassol. Os tons avermelhados torna-os muito apreciados para um ambiente jovem e confortável.

bfl3832.jpg

Paredes de cor quente e escura parecem envolver a sala tornando-a mais pequena e acolhedora. Para criar uma atmosfera mais intima numa sala grande pode-se decorar num tom intenso de amarelo-dourado.

Para uma combinação cromática satisfatória vai depender do equilíbrio entre todas as cores.

00a1410f06ceee44bb7f4fb3f186ec16.jpg

Um amarelo-quente juntamente com um vermelho pode dar calor uma qualidade apreciada em climas frios, tornando-se um pouco asfixiante em climas quentes ou nas zonas tropicais. Para equilibrar esta combinação é aconselhável atenuar os amarelos quentes com o branco ou o anil. Uma parede em amarelo brilhante como fundo de uma área pequena num tom mais frio, ou uma proporção igual de tona quentes e frios sobre um fundo branco, são também adequados.

color-block-decorac3a7c3a3o-casa-colorida-amarelo-

 A estridência dos amarelos mais vivos pode atenuar-se combinando-os com tons de azul-alfazema, verde-jade ou cinzento-marengo, mais frias e suaves. Em geral, os tons brilhantes e intensos do amarelo devem utilizar-se com cuidado para não absorverem as outras tonalidades. A melhor forma de utilizar estes tons é em pequenos apontamentos, pois provocam uma grande impressão visual.

4bdc30d178b5b0e5f2d52acaab6cc7d7.jpg

 Ao acrescentar um toque de amarelo numa área pequena, num espaço livre vai dar interesse ao conjunto ao contrário será se a essa mesma área utilizarmos amarelos de tons fortes, vai nos dar um corte seco e o espaço que já é pequeno vai parecer ainda menor.

97c4b272dfdfb8b146f7969cbf36a31e.jpg

 O brilho dos amarelos intensos é perfeito para criar contrastes dinâmicos. Estes tons fortes devem ser tratados com moderação para não predominar sobre o conjunto cromático e em pequenas doses para fazer sobressair a moldura de uma porta ou revitalizar a capa de um almofadão ou um abat-jour.

tumblr_no8yemYwpm1qzglsfo1_1280.jpg

 Para dar contraste a um ambiente recomenda-se uma distribuição estratégica de tapetes, colchas e restantes ornamentos em amarelo-estridente e na primavera o amarelo-brilhante dos Narcisos e das tulipas para alguns acessórios decorativos da temporada assim como as próprias flores.

decoracao_casa_de_banho1.jpg

 O amarelo-brilhante no teto da casa de banho pode dar um toque permanente de luz, atenuando o branco dos azulejos, mas sem perturbar a cor do conjunto.

b54c62341f2068042b10d21f675e1a6d.jpg

 As combinações cromáticas são as que se inspiram na Natureza como é o exemplo do amarelo-milho maduro com o azul-claro do céu.

Regra de ouro assim como as outras cores intensas e quentes, os amarelos-fortes fazem uma divisão parecer mais pequena.

 

Pesquisar

 

Mais sobre mim

foto do autor

Calendário

Maio 2015

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Arquivo

Comentários recentes

  • Silmara

    O brocolis e a cenoura são cru?

  • Anónimo

    Onde acho destas poltronas para comprar?

  • antonimo

  • Raquel Costa

    Boa tarde, andava com a ideia de mudar a decoração...

  • Anónimo

    Após dourar eu ponho no processador e vou pondo az...

Mensagens

Tags

mais tags