Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

...é bom e eu gosto!

Aqui partilho o que mais gosto e me interessa; fotografias, decoração, arquitetura, inspirações, curiosidades, receitas, livros, viagens, boas ideias e espero que me ajudem com a vossa opinião e sabedoria...

...é bom e eu gosto!

Aqui partilho o que mais gosto e me interessa; fotografias, decoração, arquitetura, inspirações, curiosidades, receitas, livros, viagens, boas ideias e espero que me ajudem com a vossa opinião e sabedoria...

Pernil de Porco Glaciado no Forno

440.jpg

 Ai… como eu gosto de pernil! Só de pensar dá água na boca. Quem tiver forno de lanha pode aproveitar porque fica sempre muito melhor. É uma receita muito saborosa e óptima para um jantar com a família ou amigos.

 

Receita de Pernil de Porco Glaciado no Forno

 

6 Pernis de porco (± 500 g cada)

Sal

2 Cenouras

2 Cebolas

1 ramo de aipo

Óleo

3 dl de vinho branco

1 l de caldo de carne

1 Ramo de cheiros

3 Dentes de alho

300 g de mel de flores

5 Grãos de cardamomo

5 Estrelas de anis

3 Grãos de coentros

1 Cravinho

2 bagas de zimbro

0,2 dl de vinagre de Xerez

Pimenta em grão

Para as batatas:

2 kg de batatas

1 kg de cebolinhas

1 Ramo de cheiros

2 dl de vinho tinto

1 l de caldo de galinha

100 g de margarina

0,5 dl de azeite

Tomilho fresco

 

Ligue o forno e regule a temperatura para os 160 °C. Introduza os pernis de porco durante 4 minutos em água a ferver, temperada com sal. Escorra,  passe-os por água fria e deixe a escorrer. Regue um tabuleiro com óleo e leve a aquecer sobre o lume. Aloure aí os pernis de todos os lados.

Tire a pele às cenouras, descasque as cebolas e lave o talo de aipo. Corte tudo em cubos grosseiros. Junte os legumes cortados e deixe saltear durante 2 minutos. Regue com o vinho branco e com o caldo de carne quente. Junte os dentes de alho descascados e o ramo de cheiros, introduza no forno (que já deve estar quente), e deixe assar durante 3 horas, voltando os pernis de vez em quando.

Entretanto, descasque as batatas e as cebolas. Lave-as e corte as primeiras em rodelas e as segundas em meias luas. Leve ao lume uma frigideira grande com a margarina e o azeite e deixe aquecer. Introduza as cebolas e deixe alourar sobre lume brando, mexendo de vez em quando. Adicione as batatas, regue com o vinho tinto e deixe levantar fervura. Transfira as batatas e as cebolas para um tabuleiro, regue com o caldo de galinha quente e, quando retomar fervura junte o ramo de cheiros e introduza no forno e deixe assar durante cerca de 50 minutos. Entretanto, deite o mel e as especiarias num tachinho e leve a ferver sobre lume brando até obter um caramelo claro. Regue com o vinagre de Xerez  misture bem. Retire os pernis do forno do tabuleiro, passe o molho através de um coador chinês e reserve. Volte a colocar os pernis no tabuleiro, pincele-os com o mel e leve de novo ao forno até ficarem com a pele estaladiça. Tempere com pimenta moída na altura. Sirva acompanhados com as batatas e o molho, à parte numa molheira.

Pesquisar

 

Mais sobre mim

foto do autor

Calendário

Junho 2015

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930

Arquivo

Comentários recentes

  • Anónimo

    Parabéns (Y) Que maravilha de trabalho que aqui no...

  • Anónimo

    OláNa preparação do molho de ervas e azeite mencio...

  • Anónimo

    Ahhhh!! Nao ligues. Aos comentarios sobre erros de...

  • Anónimo

    Ahhhh!! Nao ligues. Aos comentarios sobre ertos de...

  • Ana De Sousa Leal

    Credo, tantos erros ortográficos!

Mensagens

Tags

mais tags