Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

...é bom e eu gosto!

Aqui partilho o que mais gosto e me interessa; fotografias, decoração, arquitetura, inspirações, curiosidades, receitas, livros, viagens, boas ideias e espero que me ajudem com a vossa opinião e sabedoria...

...é bom e eu gosto!

Aqui partilho o que mais gosto e me interessa; fotografias, decoração, arquitetura, inspirações, curiosidades, receitas, livros, viagens, boas ideias e espero que me ajudem com a vossa opinião e sabedoria...

Salada de brócolos com maçã

broccoliapplesalad-650x975.jpg

Uma salada incrível com deliciosos sabores e texturas. O molho cremoso em cima faz esta salada absolutamente divinal! Quem sabe é desta que consigo convencer o meu filho a comer brócolos...

 

O Brócolos pertence à família do repolho e é conhecido como um dos vegetais mais nutritivos. Costuma-se comer cru em saladas e cozidos ou no vapor para preparar ensopado ou vários molhos. Vários tipos de Brócolos estão presentes, que tem um sabor único, cor, forma e tamanho. Ele traz frescor e aroma exclusivo para a cozinha junto com inúmeros benefícios à saúde. Vamos dar uma olhada nos vários benefícios nutricionais dos Brócolos para a saúde;

Cancro: São recomendados para ser consumidos crus caso contrário vai diminui as suas propriedades quando cozinhado. Apresenta propriedades anticancerígenas e restringe o crescimento de células cancerosas. Ajuda na reparação do ADN em células e diminui as células cancerosas. O cancro do cólon, cancro da mama e cancro de próstata podem ser impedidos pelo seu consumo.

Reduz Pressão Arterial: São uma excelente fonte de magnésio e cálcio, que ajuda na regulação da pressão arterial. Aumenta as propriedades, antioxidantes dos tecidos do corpo. Eles também têm propriedades anti-inflamatórias e relaxa os músculos do coração e artérias.

Coração: São ricos em fibra alimentar que ajuda na redução do nível de colesterol no organismo. E ainda Tem propriedade anti-inflamatório ajuda a reduzir os danos no revestimento dos vasos sanguíneos. Também contêm antioxidantes, que ajuda a diminuir os danos celulares nos músculos cardiovasculares.

Pele e o Sistema Imunológico: É rico em vitamina C e antioxidantes. Estes compostos ajudam na prevenção do envelhecimento, rugas e pigmentos na pele. Os Antioxidantes ajudam a prevenir a formação de radicais livres que podem causar problemas relacionados com a pele e do cancro. Protege contra os danos do sol e ajuda a própria reparação da pele. Ajuda na desintoxicação do corpo. Contêm vários antioxidantes como o caroteno e traços de minerais que ajudam no fortalecimento da imunidade.

Olhos: São ricos em antioxidantes estão presentes na mácula dos olhos e ajudar na prevenção da degeneração macular relacionada com a idade.

Digestão: Alta fonte de fibra dietética faz com que sejam benéficos na digestão. Ajuda a manter eficiente o movimento do intestino. Ajudam a proteger a mucosa do estômago e impedem o crescimento de bactérias na parede do estômago.

 

Um velho ditado diz: “comer uma maçã, por dia, mantém o médico afastado”. A concentração de fibras e vitaminas B, C e E faz desta fruta uma importante aliada na prevenção de doenças. Caso não saiba do poder da maçã, conheça dez benefícios que esta fruta pode trazer:

Diabetes: A maçã é rica em pectina, uma fibra que ajuda no controle da glicemia. Recomenda-se o consumo de duas maçãs pequenas diariamente, esta quantidade é suficiente para a dose de pectina necessária.

Colesterol: Pesquisadores da Universidade da Flórida constataram que a fibra pectina também auxilia na redução do mau colesterol ao formar uma fibra na parede intestinal impedindo a absorção do colesterol e de outras gorduras. O estudo foi realizado com 160 mulheres entre 45 e 65 anos de idade.

AVC: Frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos. A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos hipóteses de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40%.

Problemas respiratórios: A maçã possui antioxidantes que ajudam a melhorar a capacidade respiratória e ainda protegem os pulmões. Uma pesquisa feita pela Universidade de Nottingham, Inglaterra, mostrou que as pessoas que comem cinco maçãs ou mais por semana têm menos problemas respiratórios, incluindo asma. A maçã também possui uma propriedade adstringente que auxilia a garganta e as cordas vocais.

Doenças estomacais: A maçã possui agentes cicatrizantes que ajudam os que sofrem de problemas como azia, gastrite e úlceras, além de auxiliar no funcionamento intestinal. Esta fruta age de forma benéfica na mucosa do sistema digestivo. Quem tem problemas de má cicatrização, equimoses e sangramento das gengivas também pode melhorar este quadro comendo maçã.

Prevenção de cárie dentária: Esta infeção é causada por causa de bactérias e o sumo das maçãs têm propriedades que podem matar até 80% destes germes. Por isso, alguns dentistas recomendam oferecer maçãs para as crianças que comem muitos doces, pois a fruta ajuda a proteger a superfície dos dentes e gengivas.

Cérebro: Devido às vitaminas do complexo B, a fruta também ajuda na prevenção de todo o sistema nervoso. Isso se dá por ela ser uma ótima fonte de nutrientes, sendo rica em vitamina C e ácido fosfórico.  Desta forma, a maçã ajuda a evitar doenças neuro-degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Câncer e envelhecimento: Por ser rica em taninos e flavonoides, que são fito-nutrientes que agem como antioxidantes, adstringentes e anti-inflamatórios, a fruta ajuda na prevenção do envelhecimento precoce. Os flavonoides também auxiliam em doenças cardiovasculares. Além disso, a maçã possui componentes que ajudam na prevenção do câncer de cólon, de próstata e de mama.

Saciedade: As maçãs são muito recomendadas aos que querem começar uma dieta. Isso porque a fruta possui fibras que ajudam a dar a sensação de saciedade. A casca, por exemplo, possui fibras insolúveis que não são digeridas e, por isso, ficam no estômago por mais tempo. Ela também tem o poder de reduzir a vontade de comer, doces e chocolates.

Vitaminas: Não é possível falar de todos os benefícios da maçã, que são inúmeros. Mas, em resumo, por ela ter vitaminas B1, B2, B3, a fruta auxilia no controle do crescimento, ajuda a evitar problemas de pele, evita a queda de cabelo e ainda regula o organismo.

 

broccoliapplesalad3-650x975.jpg

 Receita:

Salada de Brócolos com maçã

Ingredientes:

4 Xícaras de brócolos frescos, (cerca de 2 cabeças médias)

½ Xícara cenouras picadas

¼ Xícara de cebola roxa cortada em cubos

2 Maçãs grandes, finamente picadas (eu usei maçãs gala)

½ Xícara de nozes, picadas grosseiramente

½ Xícara de groselhas secas

Molho Cremosos:

½ Xícara de maionese light

½ Xícara de baixo teor de gordura iogurte grego

2 Colheres de sopa de sumo de limão

1 Colher de sopa de açúcar

Sal q.b.

Pimenta q.b.

 

Numa tigela grande misturar os brócolos, a cenoura, a cebola vermelha, as maçãs, as nozes, e as groselhas secas.

Para fazer o molho:

Misture a maionese, iogurte grego, suco de limão, açúcar, sal e pimenta.

Acrescente o molho para a salada e misture bem. Leve ao frio até a hora de servir.

 

Também fica bem com ananás...

 

1 comentário

Comentar post

Pesquisar

 

Mais sobre mim

foto do autor

Calendário

Abril 2015

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930

Arquivo

Comentários recentes

  • Anónimo

    Onde acho destas poltronas para comprar?

  • antonimo

  • Raquel Costa

    Boa tarde, andava com a ideia de mudar a decoração...

  • Anónimo

    Após dourar eu ponho no processador e vou pondo az...

  • Susana Silva

    Bom dia.Gostaria de deixar um comentário super pos...

Mensagens

Tags

mais tags