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...é bom e eu gosto!

Aqui partilho o que mais gosto e me interessa; fotografias, decoração, arquitetura, inspirações, curiosidades, receitas, livros, viagens, boas ideias e espero que me ajudem com a vossa opinião e sabedoria...

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Salmão em tabua de madeira

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O Salmão é um peixe de águas frias que funciona como protetor do coração, pois é rico em ácidos graxos ômega-3, que evitam a formação das placas que obstruem as artérias, reduzem o colesterol e combatem os triglicerídeos. A cor alaranjada do salmão deve-se a um pigmento chamado astaxantina.

Salmão.jpg

 O salmão é basicamente um peixe branco. O pigmento laranja é feito através das algas e dos organismos unicelulares, que são ingeridos pelos camarões do mar; o pigmento é armazenado no músculo do camarão ou na casca. Quando os camarões são comidos pelo salmão, estes também acumulam o pigmento nos seus tecidos adiposos. Como a dieta do salmão é muito variada, ele pode apresentar uma enorme variedade de cores, desde branco ou um cor-de-rosa suave a um vermelho vivo. O betacaroteno, pigmento laranja encontrado em diversos alimentos, está presente na ração que os peixes de cativeiro se alimentam. De acordo com diversos estudos científicos, comer salmão de duas a três vezes por semana garante benefícios para a saúde de crianças, adultos e idosos. Pode ser consumido: assado, grelhado e também em forma de sashimi.

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 O salmão é rico em proteínas de alto valor nutritivo, superior ao de carnes vermelhas (como as de boi e porco). Além disso, as proteínas dos peixes são de alta digestibilidade, favorecendo o processo de digestão. O ômega-3 está presente em maior quantidade nos peixes de águas salgadas e frias, como atum, arenque, bacalhau, sardinha e salmão. Os de águas doces também apresentam ômega-3, mas em quantidade muito inferior quando comparados aos primeiros.

Cedar-Plank-Salmon-with-Blistered-Tomatoes-.jpg

 Esta é uma receita muito fácil de fazer e diferente, a madeira e o vinho vão dar sabor ao salmão. É ótimo para um almoço ou jantar em família ou com amigos, muito saudável e divertida!

 

Receita de Salmão em tabua de madeira de pinho (ou cedro)

 

1 Tabua de madeira de pinho grande com 2 dedos de largura +/-

3-4 Copos de vinho branco

1 Lombo de salmão inteiro sem pele, cerca de 1kg.

2 Colheres de sopa de azeite (em Portugal + e sempre de oliveira/azeitona)

2 Colheres de sopa de açúcar mascavado

Sal e pimenta

Gomos de limão com casca

Manjericão e salsa, para decorar

1 Receita Tomates cereja refogados com cebola e ervas

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 Mergulhe a tabua de madeira no vinho branco cerca de 2-4 horas antes de grelhar.

Prepare grelhador a carvão (ou gás) em fogo médio, cerca de 180º.

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 Coloque todo o lombo de salmão em cima da madeira, limpo e sem pele (com a ajuda de uma pinça tire as espinhas), certificando-se que o salmão não fica de fora da madeira. Regue o salmão com azeite e polvilhe com açúcar mascavado, sal e pimenta. Coloque a madeira na grade do grelhador e cobra-o. Grelhar cerca de 12-15 minutos e verifique o cozimento. O salmão está feito quando estiver uniformemente rosa no centro.

Usando uma pinça ou uma espátula grande, remova a madeira com o salmão e transfira para uma superfície plana para descansar.

Cubra com os tomates assados e ervas, algumas fatias de limão espremido, manjericão e salsinha e sirva imediatamente.

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