Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

...é bom e eu gosto!

Aqui partilho o que mais gosto e me interessa; fotografias, decoração, arquitetura, inspirações, curiosidades, receitas, livros, viagens, boas ideias e espero que me ajudem com a vossa opinião e sabedoria...

...é bom e eu gosto!

Aqui partilho o que mais gosto e me interessa; fotografias, decoração, arquitetura, inspirações, curiosidades, receitas, livros, viagens, boas ideias e espero que me ajudem com a vossa opinião e sabedoria...

Caracóis doces de framboesa e limão

drozdzowki_z_malinami_01_0.jpg

Caracóis-doces são um pão doce fofinho com um recheio de frutos com açúcar ou com açúcar e canela que nos EUA são conhecidos por Cinnamon Roll, que depois de irem ao forno torna-se num delicioso caramelo num rolo docinho fofinho e estaladiço por fora, se não demora-se o tempo que demora eu fazia todos os fins-de-semana. Em Portugal há várias receitas de caracóis, normalmente em Lisboa, os caracóis são com frutas cristalizadas partidas aos bocadinhos e qualquer pastelaria tem. Bem mas esta receita eu acho que se torna menos doce pois as framboesas e o limão cortam um pouco o doce. Maus à obra!!!

drozdzowki_z_malinami_01.jpg

Receita de caracóis-doces de framboesa e limão

 

100 ml de leite morno

50gr. de fermento fresco

370 gr. de farinha de trigo (bolo ou bicarbonato de levedura)

50 gr. de açúcar

3/4 colher de chá de sal

3 Ovos

170 gr. de manteiga

150 gr. de framboesas (pode ser fresco ou congelado)

Para decorar (opcional):

Açúcar em pó, algumas framboesas frescas

1 ovo para pincelar a massa, e açúcar em pó para polvilhar

Glacé limão:

1 e 1/2 xícaras de açúcar em pó,

4-5 colheres de sopa de sumo de limão

 

Retire o fermento, manteiga e ovos do frigorifico o mais cedo possível para arrefecerem. Corte a manteiga em pedaços e aqueça.

Com a levedura faz-se a solução - misture o leite morno, o fermento esmagado, açúcar 1 colher de chá e 1 colher de sopa de farinha, deixe levedar durante 10 minutos, coberto com um pano. A solução tem de fazer muita espuma. A taça de levedura pode ser inserida numa panela de água muito quente, para ajudar o fermento para crescer ou tapar com uma manta e colocar numa zona quente da casa. Quando a levedura já cobriu a taça, adiciona-se à tigela farinha para o fermento não escapar para a água.

Numa bacia grande adiciona-se farinha peneirada, o açúcar, o sal e misture bem. Em seguida, despeje a solução de fermento e mexa com uma colher. Aos poucos, adicione os ovos à mistura e mexa os ingredientes com uma colher grande. Em seguida, amasse com a mão durante cerca de 10 minutos ou 7 minutos com um misturador de gancho (nível 4). No final a massa deve estar lisa.

Em seguida, adicione os pedaços de manteiga macia, amasse com as mãos o tempo todo (cerca de 10 minutos) ou um gancho de mistura (cerca de 7 minutos). No final, quando obter uma massa flexível e brilhante que descola da mão e dos lados da bacia. Cubra com um pano e deixe descansar por 1 hora para subir (levedar a massa).

Quando estiver levedada dê socos na massa e rapidamente amasse com as mãos. Forme com a massa uma bola (não dura), coloque farinha, polvilhada no topo, virar e polvilhe com farinha novamente. Com as mãos vai espalhar e achatar a massa com uma espessura de cerca de 1,5 cm (medindo cerca de 27 x 33 cm), pode utilizar um rolo de cozinha se tiver, se desejar polvilhe com farinha para a massa não agarrar.

drozdzowki_z_malinami_03.jpg

Espalhe as framboesas sobre a massa (framboesas congeladas não precisa descongelar), e vai enrolando ao longo do lado do comprimento e corte em 16 fatias. Coloque em 2 assadeiras e deixe repousar por meia hora para subir (se usou framboesas congeladas vamos adicionar 7-10 minutos mais para crescer).

Pré-aqueça o forno a 180º C (para cima e para baixo sem convecção). Para ficarem mais bonitos pincele com ovo batido (de preferência aquecido à temperatura ambiente.) E insira no forno pré-aquecido. Asse por 15 minutos. Retire do forno, deixe arrefecer, polvilhe com açúcar em pó ou derrame por sima o glacé de limão.

Para a cobertura de limão:

Despeje numa taça o açúcar em pó, adicione o sumo de limão e mexa, adicione mais açúcar ou sumo até obter densidade adequada. Despeje o glacé sobre os bolos e pode decorar com framboesas frescas e polvilhar com açúcar em pó. Se quiser guarde num recipiente de plástico ou de metal próprio para guardar bolos. E bom apetite!!!

drozdzowki_z_malinami_02.jpg

 

 

 

 

Pesquisar

 

Mais sobre mim

foto do autor

Calendário

Julho 2015

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Arquivo

Comentários recentes

  • Anónimo

    Too o ingredientes da salada são crus?

  • VidaMaisBox

    Post maravilhoso, continue com as boas dicas.[Erro...

  • Abc

    Receita maravilhosa, vamos tentar introduzir no no...

  • João Felgar

    Isto é de Espanha e Portugal do tempo de Philippe ...

  • João Felgar

    Olá Guida, será que me pode facultar dados do temp...

Mensagens

Tags

mais tags

Em destaque no SAPO Blogs
pub